Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a televisão portuguesa

DAR CABO DE TUDO

É certo que os canais por cabo não têm tanta visibilidade, nem tantos espetadores como os quatro canais generalistas, mas nem por isso o seu público deve ser desvalorizado.

 

A subida de audiências do universo cabo, tem-se feito sentir desde que a Marktest, empresa que regula as audiências em Portugal, alargou a captação de público dos canais pagos.

 

Ainda assim, por muito que se diga e se escreva que os canais por cabo obtenham agora maiores audiências, a verdade é que RTP, SIC E TVI representam, aproximadamente, 70% desse universo.

 

SIC Notícias, AXN, HOLLYWOOD, FOX, CANAL PANDA, EUROSPORT E SPORTTV, são os canais que, geralmente, têm melhores resultados.

 

Mas voltemos ao respeito pelo público. Já muitas vezes se tem tornado visível que, alguns canais, não têm respeito pelo telespetador e isso pode ser constatado, principalmente, em séries, filmes e documentários.

 

Já foi emitido de tudo: filmes ou séries sem legendas, séries com a imagem demasiado esticada, séries com a imagem demasiado pequena, séries onde as legendas ultrapassam os limites do ecrã, documentários apenas em inglês, já se viu de tudo. Mas ver-se de tudo nem sempre é bom e, neste caso, é péssimo.

 

O respeito por aqueles que nos ajudam a crescer, deve fazer parte da conduta de todos os canais, ainda para mais daqueles que precisam de crescer.