Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a televisão portuguesa

Séries Públicas

Velhos Amigos, transmitida aos domingos à noite na RTP, é uma boa série. Leia-se um pequeno resumo: "Carlos, José e Matias são três amigos, entre os setenta e os oitenta anos que se conhecem desde o tempo de criança. José vive com a filha, o genro e o neto, Pedro de nove anos. Tem no neto o único motivo de contentamento. Carlos é reformado e vai fazendo pequenos biscates. Matias é viúvo e vive sozinho, quase ao abandono, já que o filho está no estrangeiro".  

 

Este é um exemplo de como a vida de muitos portugueses pode ser retratada e bem retratada em televisão chamando, ao mesmo tempo, a atenção para como são tratados muitos idosos no nosso país. 

 

Além disso, a série trouxe ainda de volta Florbela Queiroz. A actriz tem experiência em teatro e televisão. 

 

São casos como este que fazem com que não se perceba a insistência de SIC e TVI repetirem elencos nas suas novelas exaustivamente, quando existem tantos e bons actores por aí sem nada para fazer. 

 

Ainda sobre Velhos Amigos, quase não será preciso dizer que é trucidada pela concorrência, felizmente o canal público não se rege pelos resultados (ou não se devia reger).

 

Também Pai à Força é uma série do canal público transmitida aos domingos, mas à tarde. Mais uma vez, é um produto com qualidade e que, apesar de esta se aproximar de mais de uma novela, é diferente daquilo que as televisões privadas transmitem. Nisso, a RTP, merece todos os elogios.