Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

03
Mar12

E agora?

Tiago Lourenço

No segunda dia de medição de audiências da GFK, a RTP1 é, visivelmente, a mais prejudicada. 

 

Perdeu cerca de 6% a 7% do total diário de audiências, a informação, que antes era a mais vista, passou a ser a menos vista, o Preço Certo deixou de ser líder no horário das 19H, dando lugar às novelas Morde e Assopra da SIC e Morangos com Açúcar da TVI. A Praça da Alegria desceu os resultados e está a muitos mais números de distância da TVI, líder das manhãs.

 

Tudo isto é estranho e deixa muitas dúvidas. Tudo o que foi verdade durante anos deixou de o ser de um dia para o outro. E agora? Foi o público enganado durante todo este tempo, ou as novas medições não são realmente representativas das escolhas dos espetadores? 

 

A revolta está lançada e são muitos os profissionais do canal público a demonstrar o seu descontentamento nas redes sociais. Existe, no entanto, a certeza de que a RTP faz um bom serviço público, não é perfeito, mas é bom. A informação do canal é, provavelmente, a mais fiável de todas e a mais completa. 

 

Um canal do estado não pode, nem deve, mover-se por audiências, senão seriam poucos os programas que se aproveitariam da grelha da estação. Contudo, é normal que exista desconfiança e revolta.

 

Mesmo assim, sejam quais forem os verdadeiros resultados obtidos pela RTP, não se pode atirar a tolha ao chão e desistir. O canal público e os seus profissionais só precisam de continuar a fazer aquilo que sempre fizeram e melhorar, se conseguirem.

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor