Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

08
Abr12

Informação ou Variedades?

Tiago Lourenço

Este domingo, dois dos principais serviços noticiosos da televisão portuguesa apresentaram duas situações pouco habituais, felizmente!

 

No Jornal das 8, da TVI, David Fonseca foi rapidamente entrevistado e apresentou o seu novo álbum, actuando, em directo. No Telejornal da RTP1, foi apresentada, durante cerca de vinte minutos, a nova série do programa 5 para a meia-noite

 

Dois jornais televisivos, próprios para transmitir ao público notícias sobre Portugal e sobre Mundo, transformam-se num espectáculo de variedades. 

 

Com tantos programas que existem, era mesmo necessário ter estes dois momentos na informação? Afinal um telejornal não serve só para informar? Serve também para entreter? Então para que servem os outros programas? Qual a diferença entre informação e entretenimento? 

 

Com estes dois exemplos, percebe-se que a diferença é cada vez mais ténue e isso não é bom. Ainda assim, o caso da RTP é bem mais gritante do que o da TVI

 

O canal público português, utilizou, sem qualquer tipo de pudor, um dos seus programas de maior audiência, que por acaso é o mais importante serviço noticioso da estação, para apresentar uma nova série de um programa que tem estreia marcada para breve. 

 

É impensável que um dia a RTP pudesse ter uma atitude deste género. Um espécie de conversa, em cenário "especial", num momento sem qualquer tipo de intenção informativa.

 

Cada macaco no seu galho, e seria bom que o futuro da informação em Portugal não passa-se por este tipo de opções e inovações, para bem do público e para que não se confundam dois géneros de televisão distintos.

 

A SIC salvou a "honra do convento" e, na mesma altura, emitia uma grande reportagem. Mas que não se fique a rir, porque já cometeu o mesmo erro.

 

11 comentários

Comentar post

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor