Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

08
Mai12

RTP reclama, TVI renuncia e SIC apoia

Tiago Lourenço

A dois de maio, no Jornal das 8 da TVI, José Alberto Carvalho apresentou as audiências do mês anterior.

 

Mostrar resultados audiométricos ou informar que se é líder pode ser presunção, mas cada um é livre de o fazer.

 

O que não me parece correto é que se continuem a apresentar resultados captados pela Marktest, empresa que deixou de o fazer oficialmente no final de fevereiro, dando lugar à GFK que iniciou funções em março deste ano.

 

Apreciando bem, o que foi noticiado pela TVI, não tem qualquer valor, já que foram apenas apresentados os resultados da empresa que já não está no ativo.

 

Foram divulgados ao público números que não valem para outros canais e anunciantes.

 

Como se tudo isso não bastasse, há ainda outra situação a apontar. Durante meses a fio a Marktest publicou audiências que davam a vitória, em quase todos os dias, aos serviços informativos da RTP1. O Telejornal era, quase sempre, o noticiário mais visto e o Jornal da Tarde, pelo menos durante os dias úteis, era também líder.

 

Com a entrada da GFK, as posições alteraram-se e, de primeiro, a informação do canal público caiu para o último lugar.

 

A RTP reclamou, a TVI renunciou e a SIC apoiou a GFK. Agora, cerca de dois meses depois, o quarto canal dá a conhecer as audiências da Marktest que colocam a sua informação em primeiro e a do canal do estado em último, atrás da estação de Carnaxide.

 

Sem mais nem menos, os resultados, que eram criticados por serem demasiado diferentes dos anteriores, passaram, agora, a ser demasiado idênticos, pelo menos neste caso. Um situação que causa alguma, senão muita, estranheza.

 

A tenda está montada e o público preparado para o espetáculo. Resta saber quem é que vai fazer figura de palhaço no circo em que toda esta situação se tornou.

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor