Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

18
Jun12

O poder da seleção

Tiago Lourenço

Foi no domingo que os adeptos portugueses viram a seleção portuguesa de futebol vencer a Holanda carimbando, assim, o passaporte para os quartos-de-final do Euro 2012.

 

 

 

 

 

 

 

A partida foi transmitida pela TVI e deu ao canal um lugar no pódio dos programas mais vistos de sempre na televisão portuguesa. A vitória de Portugal conquistou o 3º. lugar nos mais vistos desde que existe existe medição de audiências no país, ou seja, em 1994.

 

O canal de Queluz era o único generalista que não constava no pódio, mas o horário, o dia e a importância do jogo fizeram com que tal feito fosse possível.

 

Até então, a SIC era a única estação que tinha no TOP 5 um programa além do futebol. O final da novela brasileira A Próxima Vítima, em 1996, ocupava o 5.º lugar e conquistava a impressionante marca de mais de três milhões e quinhentos espectadores, em média, ligados ao terceiro canal.

 

Agora, todo os cinco programas mais vistos da televisão portuguesa pertencem à seleção nacional de futebol.

 

A líderar está o Portugal - Holanda no Euro 2004, transmitido pela RTP. O 2º. lugar pertence também ao canal do estado e também ao Euro 2004: Portugal - Inglaterra. No 4.º lugar está a final do Euro 2004 entre Portugal e Grécia, transmitido pela RTP. O quinto lugar continua a pertencer à SIC, mas já não com a novela brasileira. A partida em Portugal e França no Mundial de 2006 fecha o pódio.

 

É inegável o facto de a seleção portuguesa ser um garante de audiências para as televisões. Na próxima quinta-feira, a equipa das quinas joga com a República Checa, numa partida transmitida pela RTP. Pode estar aqui mais uma hipótese de mudança neste painel.

2 comentários

Comentar post

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor