Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

25
Set12

Helena Laureano em exclusivo: " Voltar às novelas é o meu objectivo"

Tiago Lourenço


Helena Laureano é uma das atrizes mais conhecidas e respeitadas da sua geração. Participou em várias séries e novelas dos três principais canais portugueses. Em 2002 foi protagonista de Olhar da Serpente, na SIC, uma história baseada na conhecida burlona Maria dos Prazeres. Esteve alguns anos arredada da televisão e o seu regresso acontece na TVI. No final de 2010 volta à SIC como exclusiva do canal. A  atriz, que espera regressar às novelas em novembro, responde ao Perguntas na Caixa.


ACM.:Afirmou recentemente que regressa ao trabalho em novembro deste ano. Vai voltar a fazer novelas?

 

HL.:Espero que sim. Disse novembro porque presumo que seja quando a SIC começará a gravar e, tendo eu contrato de exclusividade, espero continuar a trabalhar com a SIC. Voltar às novelas é o meu objectivo.

 

ACM.:Maria dos Prazeres, em O Olhar da Serpente, foi o papel da sua vida?

 

HL.:Todos os papéis que tive o prazer de desempenhar foram os papéis da minha vida. Cada um é especial. A Maria dos Prazeres foi uma personagem muito forte e que me deu muito gosto fazer. Exigiu muito de mim.

 

ACM.:Gostava de voltar fazer de vilã? Que papel lhe apetece fazer?

 

HL.:Não tenho preferências. Os autores com quem tenho trabalhado reservam-me sempre personagens diferentes e eu gosto dessa diversidade. Apetece-me representar.Sempre! Seja em que registo for.

 

ACM.:Já se arrependeu de ter feito alguma personagem em televisão?

 

HL.:De forma alguma. Aprendi muito com cada personagem que interpretei.

 

ACM.:Assume-se como impulsiva e sincera. Essa sua maneira de ser já lhe trouxe problemas na profissão?

 

HL.:Não direi problemas mas a impulsividade e a sinceridade hoje em dia não são aceites na generalidade. Sempre fui muito impulsiva e muito directa e isso já me trouxe alguns dissabores mas é normal. Não vou mudar a minha maneira de ser mesmo que incomode quem quer que seja.

 

ACM.:É espectadora das suas novelas? E de outras?

 

HL.:Sim. Estou sempre muito atenta ao meu trabalho e à forma como resulta em televisão. Adoro as novelas da Globo. Vejo-as sempre que posso. Aprendo imenso. E acompanho neste momento o Dancin Days. Na SIC, claro! É uma produção de grande qualidade.

 

ACM.:As novelas brasileiras são melhores que as portuguesas?

 

HL.:Nós cá deparamo-nos com orçamentos mais baixos. Isso faz diferença. Mas fazemos o nosso melhor, com aquilo que temos. Acho que temos vindo a melhorar de produção para produção.


ACM.:Existem diferenças entre a ficção da SIC e a ficção da TVI?


HL.:Acho que apenas a equipa e os actores. O percurso acaba por ser o mesmo. É ficção nacional. Aprendemos todos uns com os outros.

 

ACM.:É feliz na SIC mais do que noutra estação?

 

HL.:Sou muito feliz na SIC e muito bem tratada. Não que não o tivesse sido noutro lado mas sinto-me bem neste momento e a trabalhar com esta equipa.

 

ACM.:A televisão ainda é a caixa mágica?

 

HL.:É! Totalmente. É uma companhia. É um meio de comunicação fundamental. É a caixa mágica e esperemos que seja por muito tempo.

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor