Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a televisão portuguesa

Excelência da informação

Ainda no rescaldo do aniversário da SIC há uma característica que merece destaque. A informação impar e a melhor dos três canais generalistas. Não que a informação da RTP ou da TVI seja má, verdade seja dita, em qualquer dos casos Portugal está bem servido.

 

A SIC Notícias, por exemplo, continua a ser o canal de informação líder do mercado e os serviços noticiosos do canal de Carnaxide têm ganho novo fôlego com as melhorias de audiências gerais da estação.

 

Nas últimas três semanas foram apresentados três trabalhos que são uma nova aposta do canal: Momentos de Mudança

 

Este conjunto de reportagens representam a excelência do jornalismo televisivo e do jornalismo em geral. Arrisco-me a afirmar que este é o melhor programa do género de 2012 e, muito provavelmente, dos últimos anos.

 

As duas últimas reportagens, sobre o encerramento de uma fábrica e sobre uma família infectada com o vírus HIV, não são "televisão" mas quase cinema. A qualidade de imagem, o cuidado da fotografia, os planos e os pormenores são praticamente inéditos no que se faz no país e revelam que a SIC continua a estar um passo à frente no género de reportagem.

 

Quanto ao conteúdo é, também ele, de excelência. Temas pertinentes e tratados magistralmente. Sem se recorrer ao método de lágrima fácil, sem se recorrer à tragédia,  estas duas últimas reportagens comovem e são, também elas, um murro no estômago para quem as vê, tal qual deve ser o jornalismo na sua generalidade.

 

Raramente este tipo de trabalhos tem o número de espectadores que condiga com a qualidade dos produtos. Felizmente, Momentos de Mudança é, também nisso, uma exceção à regra. Tem sido líder  de audiências no horário das 21H00 nas últimas duas segundas-feiras e com um número de espectadores que, ultimamente, só as novelas conseguem.

 

É este o caminho que a SIC deve continuar a seguir.