Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

28
Nov12

Francisco Penim em exclusivo: "Falta-me sempre lançar canais e ter projetos"

Tiago Lourenço


Francisco Penim é o pai dos canais por Cabo da SIC. Criou SIC MULHER, SIC RADICAL, SIC COMÉDIA e SIC INDOOR. Mais tarde foi convidado para comandar o canal generalista e aceitou. O seu maior sucesso na estação foi a telenovela Floribella. Em 2008 abandonou o cargo e voltou a lançar um novo canal, a Benfica TV. Penim é o homem que mais canais temáticos lançou em Portugal. Agora, a Correio da Manhã TV é o projeto que tem em mãos e fala dele e muito mais ao Perguntas na Caixa.

 

ACM.:SIC Radical, SIC Mulher e Benfica TV são três dos cinco canais temáticos que lançou. Ainda se revê nesses projetos?


FP.:Os canais temáticos que lancei serão sempre recordados por mim com honra, orgulho e, de algum modo, serão sempre meus filhos. É claro que, com o tempo, os canais têm de trilhar novos caminhos, ganhar autonomia, vitalidade e liberdade. É isso que todos têm feito.


ACM.:Prepare-se para lançar a Correio da Manhã TV (CMTV). É um profissional diferente desde a altura em que lançou o primeiro canal temático?


FP.:Claro que sim. Para além de ser a pessoa que em Portugal mais canais lançou e formatou, sou hoje um muito melhor executivo de media. Tentei sempre aproveitar ao máximo as oportunidades que, muito generosamente, me foram dadas e espero poder continuar a fazer isso mesmo.


ACM.:Qual é o principal objetivo da CMTV?


FP.:Na minha perspetiva é um objetivo ousado, independente, inovador, realista e muito ambicioso.


ACM.:Afirmou, numa entrevista, que pretende que a CMTV “fique na história”. Quer que o canal fique na história em que sentido?


FP.:Nesse mesmo sentido: que cumpra os seus objetivos e possa ser percepcionado com qualidade e relevância por parte dos telespectadores.


ACM.:A CMTV é o canal que lhe faltava lançar ou não quer ficar por aqui?


FP.: Falta-me sempre lançar canais e ter projetos. Este é o actual que me ocupa a 100% de corpo e alma. Dificilmente teria um desafio melhor neste instante.


ACM.:Os canais temáticos são o futuro da televisão?


FP.:Já são o presente. Se não o fossem não liderariam as audiências no seu todo.


ACM.:O futuro dos canais generalistas é o fim?


FP.:De todo. Os canais generalistas, para além de terem uma função importantíssima no audiovisual, terão sempre o seu lugar para os telespectadores. Sempre!


ACM.:A televisão ainda é a “caixa mágica”?


FP.:A televisão é cada vez mais a caixa mágica! O desenvolvimento dos conteúdos televisão dos últimos anos prova isso mesmo.

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor