Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

28
Dez12

A caminho da privatização

Tiago Lourenço

Nas últimas semanas de 2012 têm vindo a público várias informações sobre mudanças na grelha de programação da RTP1.

 

Comecemos pelo TOP + e Cinco Sentidos, emitidos nas tarde de fim-de-semana. Terminaram! Se relativamente a este último concordo com o final, com o programa de música não concordo tanto. Feitas várias reformulações e adaptado à realidade atual poderia continuar em antena.

 

Ainda assim, é durante a semana que se verificam as maiores mudanças. A Praça da Alegria deixa de ser transmitida do Porto e passa para Lisboa. Sónia Araújo e Jorge Gabriel saem e entra João Baião e Tânia Ribas de Oliveira.

 

Ao Portugal no Coração deverá regressar José Carlos Malato e um rosto feminino que espero que não seja uma das piores profissionais da televisão, Marta Leite Castro. Os antigos apresentadores da Praça da Alegria são transferidos para as tardes de fim-de-semana, num formato em direto e transmitido dos estúdios do Porto.

 

Não sou contra a esta dança de cadeiras mas retirar a Praça da Alegria ao Porto é um golpe baixo. Fazer esta mudança com o único programa que conseguia levar outros convidados que não nomes da capital ou redondezas é tornar a RTP um canal menos pluralista e mais parecido com todos os outros.

 

Já que estamos numa de "parecido com os outros", acabaram-se os concursos de cultura geral à noite. Para o seu lugar vai ficção portuguesa e, já em Janeiro, estreia uma série relacionada com o ZOO de Lisboa chamada Sinais da Vida.

 

Já agora, não gostaria de estar a escrever sobre a RTP sem mostrar grande desagrado relativamente ao fim do Sociedade Civil, da RTP2, apresentado por Fernanda Freitas. O programa mais premiado de toda a estação pública, o grande e verdadeiro serviço público do segundo canal, termina de forma abrupta sem qualquer tipo de explicação.

 

Será tudo isto o caminho para a privatização? Parece-me que sim!

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor