Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

06
Jan13

Adeus tradições!

Tiago Lourenço


De todas as mudanças que a RTP1 vai ter na grelha de programação, há uma sobre a qual me quero debruçar. A estação do estado já fez saber que não irá participar no Festival Eurovisão da Canção de 2013.


O responsáveis pelo canal alegam falta de dinheiro para a participação deste ano. Já aqui defendi que, se é para Portugal levar as músicas e actuações que tem levado, o melhor é nem sequer ir. Se é para ir sem vontade de ganhar, mas vale nem sequer marcar presença.


Aliás, Eládio Clímaco, eterno locutor do festival, afirmou em exclusivo ao A Caixa que já foi Mágica que nunca acreditou que Portugal pudesse vencer o certame. Nos últimos anos em que o país participou, talvez uma única música tenha valido a pena. Falo de Senhora do Mar de 2008, cantada por Vânia Fernandes.


Mas não é só o nosso país que não participa este ano. Quatro outros países já garantiram que ficam de fora.


Correndo o risco de me contradizer, e sei que é isso que vou fazer, penso que a RTP deveria manter-se no concurso. É que, aos poucos, não há uma única tradição que se mantenha e é mais uma forma de desvirtuar aquilo que tem sido e deve ser o canal público. Há tanto dinheiro mal gasto pela televisão do Estado que valia a pena manter uma tradição.


Mesmo que o festival seja, cada vez menos, tradicional e se tenha tornado num aglomerado de canções medonhas e onde o que interessa são as "politiquices".


Com boa vontade podia arranjar-se uma ou mais patrocinadores que pudessem pagar a atuação portuguesa, aliás como fez a Grécia, país que está bem pior financeiramente que o nosso.


Assim sendo, é o adeus, quem sabe se vitalício, a mais uma tradição da televisão portuguesa.

1 comentário

Comentar post

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor