Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

21
Jan13

Fenómeno até ao fim

Tiago Lourenço

O novo final de Gabriela não voltou a encerrar o parlamento - era difícil com ele fechado - mas pode dizer-se que parou grande parte do país.

 

A novela brasileira transmitida pela SIC este domingo alcançou o melhor resultado de sempre (22,4% rating e 40,9% share). Uma média de 2 milhões e 119 mil espectadores assistiu ao final da história da mulher com o cheiro de cravo e cor de canela.

 

Durante toda a sua exibição a novela foi um fenómeno. As expressões de alguns personagens ouviam-se na rua e os comentários aos episódios eram muitos. Este remake mereceu tudo isso. Desde atores, cenários ou edição, nada falhou e fizeram com que cada episódio não fosse televisão mas cinema.

 

Este resultado é ainda mais impressionante tendo em conta que já há vários meses as cenas do último episódio fizeram parte das revistas de televisão.

 

Esta foi a galinha dos ovos de ouro da SIC durante meses e vai-lhe fazer muita falta. Hoje será a prova dos nove. É uma espécie de antes de Gabriela e depois de Gabriela.

 

Para que se tenha noção, é preciso recuar a 2000 para que uma novela tenha feito um resultado tão expressivo no canal. A 14 de julho desse ano Terra Nostra "rebentava" a escala. Nessa altura a ficção brasileira ainda reinava em Portugal. 13 anos depois Gabriela volta a trazer público para as novelas brasileiras e para a SIC.

 

Nada substitui a adaptação do livro de Jorge Amado mas, no seu lugar, fica Avenida Brasil, a novela mais bem sucedida no Brasil nos últimos anos.

3 comentários

Comentar post

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor