Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

23
Jun13

Caso Rita

Tiago Lourenço
 
 
 
 
Tenho vergonha desta RTP. A cada dia que passa vou-me surpreendendo com o canal público e muito raramente pelas melhores razões.
 
 
 
Rita Ferro Rodrigues, apresentadora da SIC, foi convidada para o programa 5 para a meia noite, da estação do Estado, para uma entrevista sobre o seu novo livro.
 
A cara do Portugal em Festa já tinha estado na RTP no sábado anterior, no programa de Herman José, pela mesma razão. Ora, segundo a própria, depois de ter aceite o convite e de responder a várias e extensas entrevistas feitas pela produção, a RTP decide, no dia em que o programa vai para o ar, cancelar a sua presença.
 
Fonte da estação pública alega que Rita Ferro Rodrigues é "uma cara da concorrência e tem um programa no ar". O diretor de programas da RTP, Hugo Andrade, já fez saber que no alinhamento do 5 para a meia noite desse dia, e que ele aprovou, não constava a presença do rosto da SIC.
 
Mesmo assim, não se trata de um caso de censura? Onde está a pluralidade do canal? Afinal a censura, até na RTP, nunca deixou de existir e este é um caso flagrante disso mesmo.
 
Quantas caras da RTP não foram à SIC ou à TVI apresentar livros, por exemplo? Algumas! José Rodrigues dos Santos é uma delas.

Em suma, qualquer desculpa que possa ser dada não justifica este caso. Além disso, a falta de respeito que a RTP demonstrou em cancelar, horas antes, um convite a quem abdicou do seu tempo para estar presente num programa da concorrência é inenarrável.
 
Censura e falta de respeito é algo que não devia fazer parte de qualquer canal de televisão, muito menos de um canal público.

1 comentário

Comentar post

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor