Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

25
Ago13

Avenida do sucesso

Tiago Lourenço

Foram várias as vezes que quis escrever sobre o assunto mas acabei sempre por desistir. No regresso desta pausa não posso deixar de dedicar um post a Avenida Brasil, em exibição na SIC, e que está na reta final.

 

Primeiro que tudo, não gosto de comparar as novelas brasileiras com as novelas portuguesas. O Brasil, ou melhor, a TV GLOBO, tem uma máquina muito bem oleada e com muito dinheiro. Em Portugal, a máquina não está nada mal sendo a falta de dinheiro um dos maiores problemas.

 

 Ainda assim, as produções portuguesas têm evoluído bastante e coloco o foco nas histórias da SIC.

 

Posto isto, só posso elogiar a história de João Emanuel Carneiro que, no último episódio, obrigou a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a cancelar os eventos que tinha marcados, não querendo correr o risco de não ter ninguém para ouvi-la.


Avenida Brasil fez tanto sucesso que foi assunto no jornal The Guardian, no Le Figaro, na revista Forbes e na cadeia de televisão BBC.

 

Esta novela foi feita com pinças do início ao fim. A qualidade de imagem, a inovação das filmagens, as história e os atores fizeram deste produto um sucesso por todo o Mundo. Portugal não foi exceção. A história de Nina e Carminha conseguiu, com a preciosa ajuda de Gabriela, a proeza de superar a ficção da TVI até então intocável para os produtos brasileiros durante muitos anos.

 

Confesso que Avenida Brasil é o único programa de televisão que sigo e, confesso também, que nunca perdi um episódio porque, felizmente, tenho um serviço de televisão paga que me permite recuar a emissão.

 

Quando algo é bem feito deve ser elogiado e é exatamente isso que estou a fazer neste momento.

 

A família da mansão, a família do "lixão", as loucuras do "Divino" e as dondocas da zona Sul são os principais ingredientes e vão deixar saudades daquela que é, muito provavelmente, a melhor novela do milénio no país irmão, a mais exportada de sempre pela Globo e a produção que deu e continua a dar à SIC motivos para sorrir.

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor