Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

07
Set13

Princípio do fim?

Tiago Lourenço

A RTP2 está a alcançar as piores audiências de sempre. Em quase 45 anos de história nunca o segundo canal público tinha atingido resultados tão modestos.

 

Já aqui defendi várias vezes que uma estação do Estado não se pode, nem se deve focar demasiado nos resultados audiométricos mas, neste caso, a irrelevância dos números é tão grande que é preciso ter atenção. Segundo o Correio da Manhã, a RTP2 registou, de março a meados de agosto deste ano, uma média de 52 mil espetadores por dia.

 

Para que se tenha noção, um programa como o Você na TV, transmitido pela TVI de manhã, tem uma média bastante superior. O que está aqui colocado em causa é o facto de já serem tão poucos os que vêem o canal que se pode questionar se faz sentido continuar ativo. 

 

Para mim deve continuar mas com outro tipo de programação.

 

Se o segundo canal tivesse estes mesmo números mas apostasse mais noutro tipo de programas, maior variedade e mais ligados à cultura, por exemplo, era outro caso. Só que, de momento, a RTP2 vive de repetições, algumas delas vindas da RTP1, desenhos animados e um ou outro programa original.

 

Bairro Alto, Sociedade Civil ou Agora são o tipo de programas que se destacam na grelha e são esses que fazem a diferença. Apostar em caras e ideias novas era um bom começo para uma mudança necessária. Caso contrário, a irrelevância da RTP 2 tornar-se-á tão grande que deixará de fazer sentido a sua existência.

                                   

6 comentários

Comentar post

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor