Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

30
Set13

Pimba na música

Tiago Lourenço

 

 

No dia em que a SIC estrear o programa Factor X, no próximo domingo, vai emitir durante a tarde o já habitual Portugal em Festa.

 

 

 

 

Que ligação se pode fazer entre os dois? Pois bem, eu explico! Durante toda a tarde vão "desfilar" numa qualquer terra portuguesa dezenas de artistas, ou melhor, dezenas de supostos artistas, com músicas de bradar aos céus, vozes de cana rachada e duas ou três "matrafonas", como se diz em Torres Vedras, a abanar o corpo.

 

Já à noite escolhem-se boas vozes e são rejeitadas outras tantas.

 

Não, não estou a criticar o Factor X. Bem sei que não podem aceitar todos os bons cantores e cantoras que foram a concurso e, por isso, alguns deles têm de ficar pelo caminho.

 

Crítico antes a facilidade com que qualquer um que tenha uma música seja levado à televisão sem sequer cumprir qualquer parâmetro de qualidade. E não, não estou só a critícar a SIC. A TVI foi a pioneira neste tipo de programas, o canal de Carnaxide seguiu-lhe as pisadas e a RTP também não lhes ficou atrás.

 

Chegámos ao triste momento em que os artistas, dignos desse nome, já não são chamados para a televisão e, se o são, provavelmente não aceitam.

 

Também não me estou a fazer de esquisito. Eu gosto de alguma música ligeira, kizomba e de ir a bailaricos. Sou um aldeão e estou desde sempre habituado a isso. Só que, como em tudo na vida, existe o bom e o mau, até na música dita "pimba" e as televisões estão, cada vez mais, a dar tempo de antena ao mau e ao péssimo.

 

Os canais podem alegar falta de dinheiro, eu  alego mau gosto.

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor