Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

24
Out13

Programa X

Tiago Lourenço

Tenho uma confissão a fazer! Antes da estreia nunca acreditei que fosse possível o Factor X da SIC vencer o Secret Story 4 da TVI.

 

Enganei-me redondamente! Três programas depois, a "caça" aos cantores levou sempre a melhor sobre a concorrência.

 

Estes resultados são o fruto de vários fatores.

 

O primeiro é muito simples. A TVI quis que Belmonte fosse a concorrência direta de Sol de Inverno e, por isso, relegou os diários do seu reality-show para segundo plano. Claro que, com esta medida, muito do público não conhece os concorrentes e muito menos cria uma ligação com qualquer um deles. Ver o programa aos domingos é o mesmo do que ver um episódio de uma novela uma vez por semana.

 

Contudo, o fator mais importante é que a SIC sempre soube que Factor X não é um programa barato. Esperou e não poupou. É visível um grande investimento e isso faz com que este seja o melhor programa do género alguma vez feito pelo canal e, muito provavelmente, em Portugal.

 

Até agora não existem falhas. O painel de jurados é muito bom. São aquilo que têm de ser quando o devem ser. Destaco Sónia Tavares que tem sido uma das grandes protagonistas deste talent-show.

 

O encadeamento das imagens cativa e os concorrentes são, na maioria, bem escolhidos por boas ou más razões. Tudo está na medida certa.

 

Após três programas exibidos a qualidade podia ter decaído mas aconteceu exactamente o contrário. O Factor X do último domingo foi o melhor de todos. Emocionou, divertiu e surpreendeu. Não se pode pedir mais.

 

João Manzarra, apresentador do formato, faz aquilo que se pretende: explica o concurso em curtos pivots e está nos com as famílias e/ou amigos dos concorrentes a ter as mesma reações que nós temos em casa. Isso ajuda a que o público se identifique ainda mais com o programa.

 

Em relação a Bárbara Guimarães, que faz dupla com o antigo apresentador de Vale Tudo, acho mal que ainda não tenha aparecido, mesmo gostando da ideia de que ela não apareça. Sim, não concordo com a sua presença no formato mas sobre Bárbara vou escrever um texto e vai ser o próximo (pode ler o novo texto clicando neste link)!

2 comentários

Comentar post

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor