Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

02
Jan15

...

Tiago Lourenço

O cinema foi parar na TV

 

Image and video hosting by TinyPic

Hollywood sempre mandou no mundo inteiro, quando o assunto era produções cinematográficas. No entanto, de alguns anos para cá, além da pirataria cibernética de suas obras, outro sério concorrente vem tirando público das salas em todo o mundo: As séries de TV.

Estas produções audiovisuais estão roubando espectadores tanto do cinema quanto até mesmo das TVs convencionais, de sinal aberto. Estudos já começam a apontar perda de audiência das TVs por assinatura ou por cabo. Os maiores responsáveis por esta mudança visível são o serviço de streaming Netflix, a Amazon ou seus similares (pagos ou não).

O espectador sabe que pode confiar na qualidade da programação, com o conforto de assistir o que lhe é oferecido no horário que for mais conveniente, tem acesso a alguns conteúdos exclusivos e tudo é ofertado por um preço bastante acessível, sem pesar demais no bolso de ninguém.

 

Image and video hosting by TinyPic

A concorrência com os downloads ilegais ainda preocupa, a ponto de algumas séries serem veiculadas exatamente no mesmo dia e horário em diversos países do mundo – como é o caso de Game of Thrones, que volta agora, em sua 5ª temporada de sucesso. O mesmo também já ocorre com The Walking Dead –, mas as ofertas de streaming vêm minando a ilegalidade.

O Chromecast também ajuda a diminuir a audiência da TV aberta, muitos sites e canais televisivos já lançaram  aplicativos com conteúdo exclusivo aos usuários do serviço, como a HBO, a Sony, a Warner e até o Youtube. Ao final, tudo acabará por se tornar uma coisa só. A televisão, o cinema e a internet.

 

Image and video hosting by TinyPic

Grandes diretores já aderiram às séries, com projetos de Woody Allen, Ridley Scott e M. Night Shyamalan a prometerem surpresas de alta qualidade, num futuro próximo. Irão se juntar aos irmãos Cohen – que adaptaram com brilhantismo o filme Fargo – e Steven Spielberg, dentre outros. O futuro que se aproxima parece ser deslumbrante, resta aguardar!

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor