Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

23
Fev14

A conquista do campo

Tiago Lourenço

 

 Diogo sofre um ataque cardíaco e decide mudar-se da cidade para uma aldeia. Este é o ponto de partida de Bem-Vindos a Beirais.

 

 

 

 

A série das noites da RTP tem conquistado público de dia para dia e, no início de fevereiro, tem conseguido os seus melhores resultados, quase na barreira do milhão de espectadores, algo que o canal público não conseguia conquistar há muitos meses, ou anos, pelo menos de forma sistemática.

 

Beirais não é nenhuma grande série e não precisa de o ser. Mostra uma realidade que muitos citadinos não conhecem. A vida nas aldeias não é tão pacata ou tão retrógrada como muitos podem pensar. Digo com conhecimento de causa porque sempre vivi numa.

 

Provavelmente, poucos conhecem a realidade, por exemplo, do associativismo no meio rural. Nessas associações criam-se infra-estruturas e festas anuais capazes de "chamar" publico às centenas, apenas com o trabalho não remunerado de algumas pessoas. Fazem-no por amor à terra e isso chega-lhes.

 

Pode também dizer-se que uma série, que é praticamente uma novela, é algo que as televisões privadas já dão ao público. É verdade mas não isso que o público quer?

 

É! E porque é que a RTP não pode dar ao público o que ele quer e não programas que, culturalmente, até podem ser importantes mas que não têm público?

 

Sou um critico de muito daquilo que a televisão do Estado faz mas veja-se o horário nobre da estação: uma série, um programa de perguntas de cultura geral e um talk-show. Não é diferente das três novelas que SIC e TVI transmitem?

 

Quanto à série em si, como já afirmei, não é nenhum grande produto mas a simplicidade faz dela algo apetecível para o público mais velho. Isto também porque tem no elenco atores que, vá-se lá saber porquê, têm estado fora do ecrã como: Noémia Costa, Luís Aleluia ou Miguel Dias.

 

Bem-Vindos a Beirais vai na segunda temporada e a terceira estreia brevemente. A RTP tem aqui um produto de relativo sucesso e, até que deixe de o ser, não vai abdicar dele. Podia ser pior.

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor