Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a televisão portuguesa

A Gabriela do anos 90

 

 

Várias gerações, anteriores aos anos 1980, falam com carinho e recordam a loucura do país por Gabriela, a primeira novela a passar em Portugal.

 

Sobretudo as gerações de 1980 e 1990 recordam, com o mesmo brilho nos olhos, Dragon Ball. Eu sou dessa geração. Aquela completamente obcecada por cada episódio do desenho animado japonês e que, ainda hoje, relembra personagens, histórias e situações.

 

A série estreou na SIC, em 1995, no programa Buéréré. O sucesso foi tanto que o mesmo episódio estreava de manhã e repetia à tarde. Muitos foram os que faltaram às aulas ou os que saíram mais cedo do trabalho para ver, sobretudo, os grandes finais em que os maus da fita eram derrotados.

 

Os episódios da animação já foram repetidos em vários canais do universo SIC e, ainda hoje, são emitidos no SIC K.

 

Numa tradução livre dos Estúdios Novaga, foram muitas as expressões que ficaram nas bocas de miúdos e graúdos. Revistas, batatas fritas ou bolos tinham brindes do Dragon Ball

 

Na época, muito se criticou a violência da série e chegou-se mesmo a pensar que esta poderia vir a ser cancelada em Portugal tal como em outros países. Minhas senhoras e meus senhores, não fui em criança mais violento do que as crianças de agora.

 

E se o Son Goku e companhia utilizavam a violência para resolver os seus problemas, também me ensinaram a mim, e a tantos outros, o valor da amizade, da família e a capacidade de fazer o bem sem olhar a contrapartidas.

 

Dragon Ball Super, a nova série, chegou aos ecrãs japoneses recentemente e o diretor-geral do canal de Carnaxide, Luís Marquesafirmou que a animação pode vir a ser emitida em Portugal.

 

Os milhares de fãs portugueses agradecem e as audiências podem vir a ser bastante compensadoras. Será caso para escrever: "Não percam o próximo episódio porque nós também não!".

 

Gostou? Faça "like" na página do blog no Facebook e não perca os próximos artigos!