Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

21
Nov16

Doces e salgados

Tiago Lourenço

   

facebook

 

   Recentemente, a RTP1 e a SIC apostaram em programas de culinária no horário nobre.

 

 

   "A Minha Mãe Cozinha Melhor Que A Tua" foi o formato escolhido pelo canal do Estado para as noites de sábado e marcou o regresso de José Carlos Malato ao mais importante horário das televisões. O programa consiste, resumidamente, em colocar alguém que não sabe cozinhar a receber indicações de alguém que sabe. Ao final de 25 minutos de prova aquele que não sabe cozinhar tem de dar a provar um prato aos adversários e outro à jurada Filipa Gomes, vinda diretamente do 24 Kitchen.

 

   O concurso, até agora apenas com conhecidos/famosos, tem um prémio de 1000 euros que são entregues a uma Instituição escolhida pelo vencedor.

 

   O programa é uma boa aposta da RTP. É descontraído, divertido e dinâmico. Basicamente, aquilo que se quer para um sábado à noite. A estreia fez tremer os privados e subiu os números da estação pública, mas os resultados têm vindo a piorar semana após semana. 

 

programaçaoRTP.jpg

 

 

 

 

   A SIC apostou em "Best Bakery - A Melhor Pastelaria de Portugal" para as noites de domingo, no qual Ana Guiomar se estreou como apresentadora. O programa propõe-se a escolher, tal como o nome indica, a melhor pastelaria do país, correndo-o de lés a lés para a encontrar.

 

   É um erro. Não porque seja mau ou porque esteja mal feito. Só que, para concorrer com o "The Voice Portugal" e as galas do "Secret Story", a SIC precisava de bem mais. Isto porque lhe falta ritmo, falta-lhe drama, falta-lhe suspense, falta-lhe tudo o que a concorrência tem. Aliás, este formato faria muito mais sentido na RTP. Foi mais um tiro no pé do canal de Carnaxide que se afasta, cada vez mais, da concorrência aos domingos à noite. 

 

   Uma última nota positiva para Ana Guiomar que está a fazer um brilharete como apresentadora.

 

programaçaoSIC

 

   Em suma, os canais generalistas renderam-se a mais dois dignos programas culinários. Os resultados é que não estão a ser doces, sobretudo para a SIC.

 

facebook

 

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor