Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a televisão portuguesa

Espanhol não é português

 O programa Alta Definição da SIC teve como convidado Joaquín Cortés. O bailarino espanhol, mundialmente conhecido, é um dos jurados do programa Achas que Sabes Dançar? e, quanto a mim, é uma grande conquista ter alguém deste gabarito num talent-show português.

 

A sua presença no programa de dança faz todo o sentido mesmo que se exprima apenas em espanhol. As apreciações faz aos concorrentes são curtas e, caso exista algo que não se entenda, existe a apresentadora ou os colegas do júri para desfazer as dúvidas da língua.

 

No sábado vi a entrevista de Cortés a Daniel Oliveira. Vi, ouvi e não gostei do facto de não existirem legendas. Nem eu nem nenhum espetador do programa tem de saber espanhol.

 

Dei por mim, em algumas fases da entrevista, a não entender aquilo que estava a ser dito pelo bailarino. Eu sei o básico de espanhol e há quem nem o básico saiba.

 

Não se pode achar que todos os espetadores percebem aquilo que está a ser dito noutra língua. A ausência de legendas revelou presunção e elitismo por parte de quem coordena o formato.

 

Um programa deste género não se pode dar ao luxo de cometer estes erros.