Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

17
Mar14

Festival sem canção

Tiago Lourenço

 

 

 

 

O único comentário que vou tecer sobre a música que venceu o Festival da Canção de 2014 é este: é do pior que já ouvi!

 

 

 

 

A RTP devia ter mais respeito por algo que faz ainda parte da cultura e do imaginário dos portugueses. Colocar um espétaculo do género no Convento do Beato onde a a acústica era tão boa que nem a letra das músicas se conseguia perceber é algo impensável. Escolher um sistema de voto que difere da semifinal para a final também não foi grande ideia.

 

Não quero insinuar nada mas se nas redes sociais, nos grupos de fãs e nos sites da especialidade a favorita foi a canção de Catarina Pereira, segunda classificada, como é que vence outra música que é achincalhada pela maioria? Afinal quem é que votou naquelas noites? Um investimento feito por Emanuel, autor da canção vencedora, em telefonemas?

 

É uma das explicações porque por outro lado prefiro não entrar. Se foi um investimento do cantor não o culpo. O sistema de votos escolhido pelo canal público é que não podia, de forma alguma, ser aquele.

 

As audiências foram fracas, apesar de terem estado ligeiramente acima do que a RTP faz habitualmente ao sábado naquele horário.

 

Se o festival fosse algo que estivesse morto não existiam tantos comentários ou piadas por aí, mesmo que depreciativos. Até Ricardo Araújo Pereira dedicou uma Mixórdia de Temáticas a este assunto. 

 

Gosto do Festival da Canção e ainda acredito que faça sentido na televisão de hoje mas o certame tem de voltar a tornar-se importante ao ponto de os grandes artistas portugueses se quererem envolver nele como outrora.

 

Como é que isso pode acontecer? Não sei! Quem o concebeu neste últimos anos que pense nisso ou então que dêem o lugar a outros. O que não era mal pensado!

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor