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A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a televisão portuguesa

Fim do aumento do volume na publicidade televisiva

 

 

 

A partir desta quarta-feira, 1 de junho, as televisões passam a regular o volume da publicidade.

 

 

 

 

 

Quantas vezes baixou o som da sua televisão quando o programa a que esteve a assistir foi para intervalo ou terminou? Descanse, isso vai acabar ou, pelo menos, melhorar.

 

A partir de hoje, as televisões têm de regular a diferença sonora entre programas e a publicidade. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) divulgou , em comunicado, que em fevereiro deste ano foi aprovada uma diretiva sobre os “parâmetros técnicos de avaliação da variação do volume sonoro na difusão de publicidade nas emissões televisivas”.

 

O motivo desta decisão deveu-se a um estudo realizado por uma empresa de consultores em engenharia acústica e controlo de ruído, a pedido da ERC, que concluiu que “a inconsistência dos níveis sonoros revela-se como uma das mais frequentes causas de incómodo apontadas pelos espectadores de televisão”.

 

O incumprimento das novas regras equivale a uma contra-ordenação considerada grave, com as coimas a variarem entre os 20 mil e os 150 mil euros.

 

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