Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a televisão portuguesa

Lembras-te disto?

facebook

 

 

 

lembrastedisto

 

 

 

  Com o final do verão à porta, recordamos um típico programa desta época do ano e que muitos relembram com saudosismo. 

 

  Jogos sem Fronteiras. Lembras-te disto?

jeux_sans_frontieres.jpg

 

  Transmitido pela RTP1, este foi um dos programas que mais fez vibrar pequenos e graúdos. A primeira emissão dos "Jogos sem Fronteiras" foi exibida em setembro de 1979, em Portugal, tornando-se na primeira emissão a cores do canal público, embora pudesse apenas ser vista noutros países.

 

  Os jogos consistiam em exigentes provas físicas, mas divertidas aos olhos de quem assistia. Cada emissão continha dez provas e também dez eram os participantes de cada país.

 

jsf1995_prespt.jpg

 

  Eládio Clímaco (ao centro na imagem), tornou-se no rosto português deste programa. Ao longo de 15 participações portuguesas, teve a companhia de Fialho Gouveia, Luís de Matos (na imagem), Anabela Mota Ribeiro (na imagem), Ana Zanatti, Alice Cruz, entre outros.

 

  Os "Jogos sem Fronteiras" foram criados por  Charles de Gaulle, em 1963. Contudo, a primeira emissão foi para o ar apenas dois anos depois, em 1965, com Alemanha e França em jogo.

 

  O francês criou o formato com a intenção de unir e promover a amizade entre os vários países da Europa. Um valor que continuava algo perdido, uma vez que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado 18 anos antes, em 1945.

 

  Portugal foi a jogo, pela última vez, em 1998.

 

  Já mais recentemente, Eládio Clímaco confessou à rádio online da Escola Superior de Comunicação Social, que a RTP recusou o regresso do programa em 2010.

 

  Atualmente os "Jogos sem Fronteiras" são emitidos, em repetição, pela RTP Memória.

 

jogosemfronteiras

 

 

facebook