Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

06
Nov16

Lembras-te disto?

Tiago Lourenço

facebook

 

 

lembrastedisto

 

 

   Foi o primeiro programa de imitações a ter sucesso em Portugal. Surgiu na SIC, a 1 de outubro de 1993 e tornou-se no primeiro formato do canal de Carnaxide a liderar as audiências.

 

   "Chuva de Estrelas". Lembras-te disto?

 

 

   O programa de imitações era uma adaptação do holandês "The Sound Mix Show", estreado em 1985. Em Portugal, foi uma das grandes apostas da recém-nascida SIC para superar a RTP1 nas audiências e uma forma de fazer frente ao "Festival da Canção". Conseguiu!

 

   Apresentado por Catarina Furtado de 1993 a 1994, o "Chuva de Estrelas" foi um enorme sucesso. A fórmula era simples: os concorrentes tinham de fazer a melhor imitação possível dos seus ídolos da música. Na final, era escolhida a melhor que, mais tarde, representava o país na final internacional.

 

 

   A "namoradinha de Portugal", como ficou conhecida Catarina Furtado, deu lugar a José Nuno Martins na apresentação que manteve o lugar apenas durante um ano. Bárbara Guimarães estreou-se então no entretenimento e ficou à frente do formato de 1997 a 1999.

 

 

   Vários participantes fazem ainda hoje parte do panorama musical português. Sara Tavares e João Pedro Pais são os nomes mais sonantes. A primeira imitou Whitney Houston e venceu a edição de estreia do programa, em 1993, e o cantor ficou em segundo lugar, em 1994/1995, com uma imitação dos Delfins.

 

 

   Inês Santos impressionou em 1994 quando rapou o cabelo para imitar Sinead O' Connor, acabando por vencer nesse ano. Carlos Bruno, em 1998, imitou os REM e venceu a final europeia.

 

 

   Pelo júri passaram nomes como Simone de Oliveira, Paco Bandeira, Lena D'Água, Rita Guerra, Rita Ribeiro ou Miguel Ângelo. 

 

   A última edição do "Chuva de Estrelas" foi para o ar em 2000. 

 

facebook

 

 

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor