Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

01
Mai17

O estranho caso da RTP2

Tiago Lourenço

facebook.jpg

 

rtp2-culta-e-adulta.jpg

 

   

   A RTP2, no feriado de 25 de abril, terá registado o pior resultado da sua história. Com 0,9% de audiência média no total diário, o segundo canal foi apenas o 15º. mais visto daquele dia.

 

   Além disso, em várias madrugadas, a estação do Estado chega a ter programas sem um único espetador. Por exemplo, nesse dia o "SMS", de cerca de 20 minutos, registou 0% de audiência. Já no dia 28 de abril, o programa "Aventuras de Arte Moderna", de 50 minuto emitido às 04H05, registou exatamente o mesmo resultado.

 

   Eu sei que a madrugada não está repleta de espetadores, mas é preocupante que, em 70 minutos, a soma da duração dos dois programas em dias diferentes, não exista qualquer registo de audiência. Tal como é preocupante o valor registado no dia da liberdade.

 

   A RTP2 faz o serviço público que a RTP1 deixa por fazer. O canal centra-se mais na cultura, nas questões sociais e ocupa também grande parte da grelha com desenhos animados.

 

   É claro que a segunda estação do Estado tem de ser diferenciadora. Contudo, de que serve ser diferente se não há público para essa diferença?

 

   A direção da RTP tem de repensar o canal. Tem de torná-lo mais apelativo, embora mantendo as suas características. É um trabalho árduo e que tem de ser realizado com pinças.

 

   Esta RTP2, quase sem público, não interessa a ninguém. Não interessa aos que depois não a sintonizam, nem interessa aos que para ela trabalham.

 

   Dados de audiência Total Dia (Live+VOSDAL) para 25 e 28 de abril de 2017. Os números apresentados são da responsabilidade da GfK/CAEM.

facebook.jpg

 

 

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor