Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a televisão portuguesa

Os melhores e os piores de 2016

facebook

 

   O "A Caixa que já foi Mágica" já fez as suas escolhas sobre o que de melhor e pior passou na televisão portuguesa em 2016.

 

   Seja pela qualidade do produto ou pelas boas ou más audiências, estas são estas as escolhas entre os canais generalistas:

 

RTP1

 "The Voice Portugal"

   O talent-show é a minha escolha para o melhor deste ano no canal público. Manteve ou superou a qualidade das edições anteriores e alcançou as melhores audiências de todas as temporadas. Poucas vezes ficou atrás da TVI, principal concorrente nos domingos à noite. Regressa em 2017 e ainda bem!

 

 Séries RTP

      A RTP decidiu "americanizar-se" e transmitir uma série diferente a cada dia da semana. A ideia até é boa, o produto é que precisava de mais qualidade. Nenhuma destas produções é melhor que qualquer uma novela da concorrência. Há histórias boas e bons atores, mas isso não chega. Os resultados foram péssimos. As séries chegaram mesmo a perder para a RTP2. No próximo ano, há pelo menos uma ou duas séries que me parecem ser muito superior a estas.

 

SIC

 

 Cinema

   A SIC abdicou do "Portugal em Festa" nos domingos à tarde, voltando a apostar no cinema. O público agradeceu e o canal de Carnaxide esfregou as mãos de contente. Os resultados melhoraram a olhos vistos e muitos filmes chegaram mesmo a liderar o horário e a entrar no TOP 5 dos mais vistos.

 

 "Best Bakery: A Melhor Pastelaria de Portugal"

  Não é, de todo, um mau programa e Ana Guiomar está muito bem na sua estreia como apresentadora, mas é uma péssima escolha do canal de Carnaxide. Este formato faria sentido, por exemplo, na RTP, não numa televisão privada que necessita de boas audiências para sobreviver. Nunca um formato com uma lógica de menor espetáculo conseguiria vencer a concorrência aos domingos à noite. Foi o que aconteceu, perdeu sempre!

 

TVI

"Masterchef Júnior"

   A nova versão do programa de culinária mudou-se para os domingos. A aposta foi certeira. Venceu a concorrência e, na final, fê-lo por uma larga margem. É um bom formato e um sucesso no Mundo inteiro. Também regressa em 2017.

 

"Secret Story 6"

   É, muito provavelmente, um dos maiores insucessos do ano. Esperava-se um regresso auspicioso, o que nunca chegou a acontecer. A estreia foi a pior de sempre do formato e chegou mesmo a perder em todos os horários em que ainda é emitido. Ás 19H00 perdeu para o "Preço Certo", às 00H00 perdeu várias vezes para as novelas brasileiras da SIC e, aos domingos, perdeu muitas vezes para o "The Voice Portugal". Não deve regressar em 2017.

 

facebook