Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

06
Jul15

Polémicas de Facebook

Tiago Lourenço

 

Cada vez mais, televisões e figuras públicas comentam ou tomam atitudes relacionadas com aquilo que se escreve nas redes sociais, sobretudo no Facebook.

 

Agora, qualquer passo em falso, ou não, gera polémicas, em muitos casos, descabidas.

 

A mais recente envolve Iva Domingues e a Câmara Municipal de Guimarães. Obviamente que o comentário feito pela apresentadora no programa da tarde, descontextualizado, é ofensivo para com a cidade e os vimaranenses mas não o é se atentarmos toda a conversa que o antecedeu. Esta situação originou um sem fim de comentários no Facebook de pessoas que se insurgiram contra a comunicadora. 

 

A TVI diz que não tem nenhum problema com esta situação mas o que é certo é que Iva Domingues deixou de substituir Fátima Lopes no A Tarde é Sua.

 

Recentemente a SIC cancelou um programa que ia juntar golfinhos e famosos após um parecer negativo da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Também este programa causou mau estar nas redes sociais já que foram muitos aqueles que se revoltaram contra o formato.


Rita Pereira, Rita Ferro Rodrigues, Jessica Athayde, Nuno Graciano ou Manuel Luís Goucha também já estiveram envolvidos em polémicas do género.

 

Estamos a entrar por um caminho complicado e desnecessário. O Facebook e o que nele se escreve, muitas vezes, não pode ser tomado como uma verdade absoluta e também não se deve utilizá-lo como um fidedigno medidor de opiniões. São muitos os que se escondem atrás de falsos perfis e são muitos aqueles que criticam só por criticar.

 

As televisões e as figuras públicas estão a dar demasiada importância a estas situações e não o deviam fazer. Há-de haver sempre quem goste e quem odeie aquilo que fazemos. Se o nosso foco estiver virado para as más opiniões nunca havemos de fazer nada.

 

As opiniões são importantes mas não passam disso mesmo, opiniões.

 

Gostou? Faça "like" na página do blog no Facebook e não perca os próximos artigos!

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor