Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

08
Set15

"Politiquices"

Tiago Lourenço

 

O debate televisivo entre os principais candidatos a primeiro-ministro está marcado para esta quarta-feira, 9 de setembro.

 

O frente-a-frente entre António Costa e Pedro Passos Coelho será emitido, em simultâneo, pelas três televisões generalista RTP1, SIC e TVI.

 

Os interesses dos partidos políticos e das televisões fizeram com que existissem alterações nos debates televisivos e, neste caso, inéditas.

 

É um novo modelo de debate mas nem por isso melhor. Já é difícil gerir os "egos" dos políticos neste tipo de situações, ansiosos por ter mais tempo para expor ideias e por "atacar" o concorrente. Agora, não serão apenas os egos dos políticos em jogo.

 

Num debate em que vão estar presentes três jornalistas: João Adelino Faria, Clara de Sousa e Judite de Sousa, também os "egos" dos jornalistas e das televisões que representam vão estar em jogo. Por mais profissionais que sejam, e são, haverá um "ruído" de fundo e, se não houver, estarão os três de parabéns. 

 

Também outros frente-a-frente vão ser emitidos nos canais informativos como foi o caso do debate entre Catarina Martins e Jerónimo de Sousa.

 

Será justo? Claro que não. Nem todos os portugueses têm acesso a esses canais e nem têm de ter. O debate foi emitido pela RTP Informação quando devia ter sido emitido pela RTP1 que, ironia das ironias, emitiu uma entrevista com a líder do Bloco de Esquerda no dia seguinte.

 

Voltando ao grande debate, se não fizer mais de 50% de share, ou seja, se pelo menos metade daqueles que estiverem a ver televisão em Portugal não estiverem ligados a um dos três canais, será uma grande derrota para os políticos e para as políticas que criam.

 

Tudo isto não passam de politiquices que só prejudicam a democracia e debates livres de "ruídos".

 

Gostou? Faça "like" na página do blog no Facebook e não perca os próximos artigos!

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor