Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A caixa que já foi mágica

Um blog de opinião sobre a tv portuguesa

26
Abr16

Vale Tudo?

Tiago Lourenço

 

E Se Fosse Consigo? estreou na passada semana, liderou no seu horário e nesta segunda-feira repetiu o feito, subindo os resultados da primeira emissão.

 

O formato marca o regresso de Conceição Lino à antena da SIC e "testa a capacidade de intervenção dos portugueses na defesa do outro, a partir de situações ficcionadas", palavras retiradas do site.

 

Um programa que utiliza "apanhados" para provocar situações e reações, não pode ser considerado jornalismo. Além disso, não consigo perceber como é que Conceição Lino aborda as pessoas que não reagem às situações, "apontando-lhes o dedo" com perguntas como: "porque é que não reagiu?", "não se sentiu incomodado/a?".

 

Acredito na boa fé da jornalista em querer chamar a atenção sobre, por exemplo, a discriminação de pessoas gordas ou negras. Ainda assim, os mais críticos dirão que este programa não é mais do que uma busca desenfreada por audiências.

 

E Se Fosse Consigo? é um murro no estômago numa sociedade preconceituosa e discriminatória como a nossa. Não lhe retiro esse valor, mas vale tudo para atingir esse fim? Não, não vale.

 

Faça "like" na página do blog no Facebook e não perca os próximos artigos!

 

 

Facebook

Audiências - TOP 5

As audiências voltam a ser atualizadas em setembro.

Novidades

"Vale Tudo" regressa à SIC depois do verão

Mais sobre mim

foto do autor